Oi pessoal!
Hoje, a convite da Jéssica do blog Além Do Que Se Vê, eu venho falar um pouquinho sobre essa campanha maravilhosa que ela começou depois do triste fim do DramaFever para trazer o serviço de streaming de k-dramas Kocowa para o nosso país!
Neste post irei falar tudo sobre a campanha, sua importância e sobre o Kocowa, então continuem lendo o post para saber como participar e também como nos ajudar a ter esse maravilhoso serviço de streaming aqui no Brasil!
Dorameiros brasileiros + Kocowa = ❤️
Depois do infeliz fim de um dos serviços mais amados pelos dorameiros brasileiros, o DramaFever, os fãs tem pedido por outros serviços de streaming com legendas em português, entre eles o mais aclamado é o Kocowa do qual irei falar mais ao longo deste post!
Com o grande sucesso da campanha #KocowaComeToBrazil nas redes sociais e também da petição no site de causas Change, que pede a vinda do site para o nosso país com legendas em português, o Kocowa anda de olho nos dorameiros brasileiros e tem mostrado um grande interesse em expandir seu serviço para o Brasil, tanto que o próprio Kocowa entrou em contato no final de 2018 com o blog Além Do Que Se Vê confirmando seu interesse!
A campanha foi organizada pelo blog ADQSV nas redes sociais, juntamente com vários blogs de cultura asiática e os apaixonados fãs brasileiros de doramas. Tudo começou em outubro de 2018 depois do fim inesperado do DramaFever, tendo como iniciativa a hashtag #KocowaComeToBrazil e as inúmeras mensagens enviadas pelos dorameiros para o Kocowa que foram respondidas por eles até mesmo em português! Já em novembro de 2018, iniciou a petição no site Change que já conta com 2.973 assinaturas até o momento (19/01/19) e que obviamente tem potencial de chegar a muito mais graças ao fãs brasileiros apaixonados, assim conseguindo ainda mais a atenção do Kocowa!
Sobre o Kocowa
Kocowa é um site de streaming de k-dramas fundado em 2016 pelas três maiores emissoras sul-coreanas, são elas: KBS, SBS e MBC. O site é um joint venture, ou seja, um empreendimento conjunto entre empresas e, como os dramas e programas de variedades disponíveis no Kocowa são das próprias emissoras que o fundaram, diminui o risco de alguns títulos serem retirados de repente do catálogo por problemas de direitos autorais ou licenciamento.
O Kocowa, além do site, também possui um aplicativo, ambos com um sistema de divisão de contas, onde cada pessoa utilizando o mesmo serviço terá uma conta com seu próprio nome e histórico de assistidos, além disso, ele trabalha com a contratação de tradutores profissionais.
O catálogo do Kocowa conta com doramas clássicos como Oh My Venus, My Love From Another Star, Master's Sun, It's Ok That's Love e Gu Family Book, tendo alguns queridinhos de 2018 como Thirty But Seventeen (Still 17) e Terius Behind Me, além de também ter alguns dos dramas mais aclamados pelos dorameiros atualmente como Children Of Nobody e The Last Empress! Não posso deixar de mencionar que o Kocowa possui programas de variedades incríveis como Running Man (meu xodó <33), The Return of Superman, Weekly IDOL e Master In The House em seu catálogo e também conta com vários títulos para serem assistidos gratuitamente com anúncios durante a exibição!
Dramas e Hallyu no Brasil
O Kocowa já é bem conhecido aqui no Brasil pela sua parceria com o Viki, outro site de streaming que já está aqui no país a alguns anos, porém muitos se enganam achando que ambos os serviços são o mesmo ou que um foi comprado pelo outro, mas o Kocowa apenas terceiriza conteúdo para o Viki, ou seja, são plataformas e serviços diferentes, nem todos os dramas disponíveis no Kocowa vão para o Viki. Uma grande diferença entre esses dois serviços é que o Kocowa trabalha com contratação de tradutores profissionais, como eu disse anteriormente, enquanto o Viki trabalha com tradutores voluntários que são os próprios fãs do site, então as legendas nesse serviço podem demorar um longo tempo para ficarem prontas, variando entre dias e meses, e isso compromete o fluxo de lançamentos.
Mesmo com a grande concorrência no mercado de streaming, um dos principais motivos do encerramento das atividades do DramaFever, o Kocowa está chegando em um ótimo momento, tendo uma grande onda de fãs dos serviços do DramaFever e Viki e um "terreno preparado" graças ao continuo crescimento de sites trazendo para seus respectivos catálogos vários dramas coreanos como a Netflix tem feito, além disso a Hallyu (onda cultural coreana) também tem crescido cada vez mais aqui no Brasil graças ao grande sucesso de eventos inspirados na cultura coreana, shows de kpop e filmes como Train To Busan (Invasão Zumbi) que acabaram nos cinemas brasileiros.
Como Ajudar e Participar da Campanha
- Mencionar o Kocowa através de suas redes sociais, usar as hashtags #KocowaComeToBrazil no Twitter, deixar comentários e mensagens no Instagram (@kocowa.official) e Facebook (@kocowa). Eles respondem, sério!
- Pontuação na App Store (iOS) e no Play Store (Android). Boas classificações no aplicativo ajudam muito! Infelizmente, os pontos do aplicativo diminuíram nos últimos meses pelas poucas estrelas que brasileiros deixaram ao pedir legendas em português. O Kocowa também tem sido atencioso nesses espaços e respondeu os apelos nos comentários. Uma sugestão é fazer comentários mais incentivadores chamando para o Brasil e deixar de 3 a 5 estrelas. Mesmo ainda sem legendas em português, o aplicativo funciona bem e é dinâmico de mexer, vale o teste de verdade também para pontuar com propriedade.
Não sei vocês, mas eu estou super/mega ansiosa pela chegada do Kocowa!! Não vejo a hora de poder assistir aos programas de variedades disponíveis, sinto tanta falta de ter meu querido Running Man em dia e poder fazer vários posts sobre ele que vocês nem imaginam!
Eu realmente espero que todos se empenhem para esse sonho dorameiro se tornar realidade e que em breve possamos estar aproveitando dos maravilhosos títulos disponíveis no Kocowa!
Antes de irem, não deixem de conferir o tweet onde tudo começou e também as respostas a nossa campanha do atencioso Kocowa! (Resposta 1, Resposta 2, Resposta 3)
Um grande beijo, até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário